top of page

Desperdício de água em Caieiras é o menor desde 2010

  • Foto do escritor: Professor Marcelo Bruggemann
    Professor Marcelo Bruggemann
  • 10 de ago. de 2015
  • 1 min de leitura

b2ap3_thumbnail_Cidades---Desperdicio.jpg

Dados são da Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp)

A pedido do prefeito, Dr. Roberto Hamamoto e do vice Gersinho Romero, por meio do gestor do Programa do Uso Racional da Água (Pura), Admilson Araújo, a Sabesp realizou um levantamento sobre a distribuição de água e a coleta de esgoto no município abrangendo o período entre 2010 e o ano atual.

De acordo com o levantamento, a rede de coleta de esgoto cresceu 15% entre 2010 e 2015, passando de 62% para 77%. As perdas decorrentes de ligações clandestinas e problemas com hidrômetros, por exemplo, também vem caindo ano a ano.

A Sabesp informou que, entre 2014 e 2015, substituiu cerca de 20% dos hidrômetros instalados no município, o que pode ter colaborado para a redução das perdas.

Caieiras tem se destacado como uma das cidades da Região Metropolitana de São Paulo em que mais houve economia de água. Dados da Sabesp divulgados em março apontavam que na Cidade dos Pinheirais houve a maior média de redução no consumo de água, considerando todo o ano de 2014: a queda foi de aproximadamente 30,5%, de 13,46m³ por unidade em 2013, para 12,05m³, em 2014.

No que diz respeito à coleta e tratamento de esgoto, a gestão Roberto Hamamoto e Gersinho Romero iniciou a construção de duas estações de tratamento, uma no Centro e outra em Laranjeiras, com capacidades para tratar 200 litros e 80 litros por segundo, respectivamente. “Assim, todos os bairros de nossa cidade terão o esgoto tratado, o que é um grande avanço para o nosso município”, falou o vice-prefeito.

 
 
 

Comentários


bottom of page