PROERD e Secretaria da Educação, unidos, pela proteção dos alunos caieirense
- Professor Marcelo Bruggemann
- 2 de jul. de 2017
- 2 min de leitura

Quase 700 alunos dos 5ºs anos das Escolas de Ensino Fundamental do município de Caieiras receberam seus certificados de conclusão do Proerd, que tem por finalidade apontar riscos e afastar os alunos das drogas, sejam elas lícitas, como o cigarro e o álcool, ou ilícitas, por meio de lições que trabalhem a autoestima e o autocontrole.
Nele, os alunos têm que escrever uma redação sobre o programa e a prevenção às drogas. De acordo com o prefeito Gersinho Romero, “é fundamental conscientizar as crianças a respeito dos perigos relacionados ao consumo de drogas, o que deve acontecer com o apoio dos professores e da família”.
Segundo a secretária de Educação, professora Shirley Santos, “O Proerd é um programa da PM que a Secretaria de Educação apoia e sempre colocará à disposição das escolas da rede municipal”, disse.
A cerimônia de formatura aconteceu na terça-feira, 27, no Cecin em Caieiras, as centenas de alunos formandos pertencem as EMEfs: Aurora Rodrigues de Moraes, Manoel Hurtado – NEC Centro, Prof. Luciana Pedroni, Lourides Dell Porto, Nayara Rodrigues Dias, Marina Vieira Bayerlein.
O Programa é desenvolvido pela Polícia Militar nas escolas da rede municipal de ensino do município, com o objetivo de alertá-los sobre os riscos e afastar os alunos das drogas, sejam elas lícitas, como o cigarro e o álcool, ou ilícitas, por meio de lições que trabalhem a autoestima e o autocontrole.
O PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education – D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil; conta com três currículos: 1- PROERD para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 2- PROERD para 4ª série/5º ano do ensino fundamental; 3- PROERD para Pais/Responsáveis. O Programa consiste em uma ação conjunta entre as polícias militares, escolas e famílias, no sentido de ajudar crianças e adolescentes a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
A atual gestão junto com a policia militar vem investindo maciçamente para a ampliação desse importante programa no município.









Comentários